sexta-feira, 24 de agosto de 2007


PARANAVAÍ:



Paranavaí está localizada no extremo noroeste do Paraná. É cidade pólo da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná) e junto com Maringá, Umuarama, Campo Mourão e Cianorte, faz parte dos maiores municípios do noroeste paranaense.

A cidade está localizada a aproximadamente 495 Km de Curitiba. Muitos de seus moradores utilizam os serviços da vizinha Maringá (67 Km), que está a apenas 50 min. de carro, pela BR 376 pedagiada, mas ainda não duplicada.

A cidade foi fundada em 14 de dezembro de 1951, desmenbrando-se de Mandaguari e é pólo da região da Amunpar que engloba uma população de aproximadamente 200 mil habitates.

De acordo com os dados do Censo 2010 a população atual da cidade de Paranavaí é de aproximadamente 81.500 habitantes - população que ainda fica atrás de Umuarama (100.025) e Campo Mourão (86.000).

No quesito ensino superior, a cidade conta com as seguintes instituições de ensino:
- UEPR (Universidade Estadual do Paraná) recém criada no último dia 21 de outubro de 2010, por decreto do governador, no qual a antiga Fafipa (Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí) transformou-se no maior dos 7 campi da nova universidade;
- IFPR (Instituto Federal do Paraná - câmpus de Paranavaí);
- Unipar (Universidade Paranaense - câmpus de Paranavaí);
- Fatecie (Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná);
A cidade também conta com uma fazenda experimental da Ufpr (Universidade Federal do Paraná), responsável por pesquisas com a cana de açucar.

A economia gira em torno do agronegócio (Citricultura, Cana de Açucar, Fécula e amido de Mandioca, pecuária) e também do setor de serviços.

A cidade é sede da TV Imagem - Afiliada Rede Globo , uma das oito emissoras da RPCTV (Rede Paranaense de Comunicação). As demais emissoras estão nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Ponta Grossa).

No esporte, a cidade se destaca no campeonato de Futsal com a equipe do São Lucas que representa a cidade no campeonato estadual desta modalidade. Mas principalmente se destaca através do ACP (Atlético Clube Paranavaí) que faz parte da primeira divisão do futebol paranaense (Serie A), sendo que o time foi vice campeão do campeonato de 2003 e campeão paranaense de 2007, sem perder para nenhum time da capital.

Os eventos mais expressivos da cidade são o FEMUP (Festival de Música e Poesia de Paranavaí) e a ExpoParanavaí, uma das maiores feiras agropecuárias, comerciais e industriais do Paraná. Atrai anualmente aproximadamente 200 mil visitantes de todo o país e exterior.

Apesar de Paranavaí sempre ter sido uma cidade pólo, apresentar serviços e comércios com capacidade de suprir as necessidades dos municípios menores de sua área de influência, vocês irão perceber nas fotos que irei postar abaixo, que a cidade não teve um grande crescimento vertical como em Umuarama, por exemplo.

A cidade até que possui pelos menos quase 2 dezenas de edifícios, porém, quase todos eles encontram-se muito distantes uns dos outros, o que dificulta a formação de um skyline mais denso.


Centro de Paranavaí:

Foto retirada de: http://www.paranavaianos60.com/2010/

Centro de Paranavaí a noite:

Foto retirada de: http://www.turismoregional.com.br


Foto de JMBruning no Panoramio.

Vista Aérea:

Foto retirada de: http://www.paranavaianos60.com/2010/

Vista Aérea:

Foto retirada de: http://www.divisiengenharia.com.br

Vista Aérea:

Foto retirada de: http://www.turismoregional.com.br

Vista Aérea:

Foto retirada de: http://www.divisiengenharia.com.br

Vista Aérea:

Foto retirada de: http://www.divisiengenharia.com.br


Foto de Thiago Silva em www.feriastur.com.br

Parque Internacional de Exposições Pres. Arthur da Costa e Silva, onde acontece a ExpoParanavaí, a rodovia que passa em frente é a BR 376, saída para Maringá, em direção ao DIP (Distrito Industrial de Paranavaí, na realidade localizado no Distrito de Sumaré):

Foto retirada de: http://www.paranavaianos60.com/2010/

Av. Dep. Heitor de Alencar Furtado, uma das principais avenidas da cidade (Dep. Heitor foi deputado federal por Paranavaí assassinado em 1982):

Foto retirada de: http://www.paranavaianos60.com/2010/

Estádio Municipal Waldemiro Wagner. Capacidade de 25mil pessoas. Sede dos jogos do ACP (Atlético Clube Paranavaí) no campeonato paranaense da primeira divisão. O Estádio foi inspirado no Coliseum de Los Angeles e foi construído no lugar de uma voçoroca que corroía e degradava um grande terreno no centro da cidade. A inauguração foi em 1992 com um jogo amistoso entre Brasil x Costa Rica (no qual a seleção brasileira venceu por 4x2):

Foto retirada de: http://turismo.culturamix.com

Estádio Waldemiro Wagner na noite da inauguração (jogo Brasil x Costa Rica) e Ginásio Noroestão:

Fotos de Luiz Antonio Ferraz (bem-te-vi) e Sergio SM



Em primeiro plano está a Praça Portugal que é uma rotatória que dá acesso à Av. Paraná e Av. Heitor Alencar Furtado:

Foto de Fabiano Fracarolli em www.diariodonoroeste.com.br

Rua Getulio Vargas, a principal rua comercial do centro (essa foto deve ter sido tirada em um domingo, pois normalmente a rua está cheia de pessoas). Nesta rua que está sendo construído o Shopping Cidade Paranavaí, em frente à prefeitura:

Foto de Ednei e Daiane em www.panoramio.com

Esquina das ruas Souza Naves com Manoel Ribas, também importantes ruas do centro da cidade:

Foto de Mival444 em www.panoramio.com.br

Cruzamento da Rua Getulio Vargas com Av. Paraná e mais uma rua que não lembro o nome, hehehe:

Foto de Cleber Renato Bogoni em www.panoramio.com

(Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1255023 - thread de shiroshima)

Fórum


Av. Paraná


Av.Dep Heitor de Alencar Furtado



Ruas









Rodoviaria Velha


Maria Mãe da Igreja




Praça com monumento dos 100 anos Japão Brasil























Paranavaí faz parte do Terceiro Planalto Paranaense, e sua geologia é caracterizada pela Formação Caiuá, pertencente ao Grupo Bauru e Aluviões. Os principais tipos de solo da região são: Latossolo vermelho-escuro, Podzólico vermelho-amarelo e Aluviões. Ligação de Estradas com o Município: BR-376, que liga Paranavaí a Maringá e Marilena, PR-466, que liga Paranavaí a BR-158 e a PR-218, que liga Paranavaí a Divisa com o Mato Grosso do Sul.Distâncias dos Principais Municípios do Paraná: Curitiba – 508 km, Ponta Grossa – 398 km, Porto de Paranaguá – 600 km, Foz do Iguaçu - 433 km, Maringá - 76 km e Londrina – 178 km.














SATELITE DO GOOGLE:




2 comentários:

matilde disse...

minha cidade...ai eu nasci,ai quero q meus filhos nasca

Izabel disse...

eu vou moraram em paranavai simao martins acre