sexta-feira, 24 de agosto de 2007


ESTDIO DE PARANAVAÍ


Waldemiro Wagner (Felipão)

Endereço: Avenida Tancredo Neves, s/nº, Paranavaí-PR. CEP: 87.702-180.

Propriedade: Prefeitura de Paranavaí

Inauguração: 23 de setembro de 1992

Capacidade: 25 mil lugares
Jogo que vai ficar para a historia: Brasil 4 x 2 Costa rica - Inauguração do Estádio e ACP 1 X 0 Paraná Clube - Primeiro jogo da final do campeonato paranaense de 2007, no qual o ACP foi o grande campeão.

Mais informações: Tem iluminação em 4 torres com 32 refletores em cada torre. Pode fotografar e filmar o tour. Não tem calçada da fama e o museu está sendo organizado. A previsão da inauguração do museu é para Dezembro de 2010. Não tem ambulatório. Não há sistema de som









Estadio Waldemiro Wagner

Primeiros Rascunhos idealizando o projeto do estadio W.WagnerO Estádio Municipal Dr. Waldemiro Wagner, é um estádio de futebol localizado em Paranavaí, no estado do Paraná. Tem capacidade para cerca de 19.000 pessoas. A inauguração foi em um jogo da Seleção Brasileira de Futebol, em amistoso contra a Costa Rica, vencido pelo Brasil por 4x2. Desde então, é usado pela equipe da casa, o Atlético Paranavaí. O estádio é conhecido pela enorme pressão da torcida do ACP, com isso, mesmo para os times da capital Paranaense, é difícil vencer o Atlético Clube Paranavaí na sua casa.


Primeiros TrabalhosSua construção foi em 1991/1992 e a inauguração no dia 23 de Setembro de 1992 - Gramado Grama natural (105 x 73 m), o público recorde foi de 23.725 pagantes (29 de abril de 2007) Atlético Clube Paranavaí 1x0 Paraná Clube. A cobertura do Estádio Municipal Waldemiro Wagner foi recuperada em 2008. A cobertura havia sido destruída no final de 2005 durante o temporal que trouxe muitos estragos para a cidade.



Vista AéreaInauguração (Brasil x Costa Rica)
971972
973Recepção ao time em 2007


(Fonte: http://acpclube.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=63&Itemid=56)

O Clube


1946 - 1ª Equipe do ACPO Atlético Clube Paranavaí foi fundado no ano de 1946, no dia 14 de março, com a intenção de ser o representante de Paranavaí na região. Inicialmente, disputou campeonatos amadores municipais e do interior. Criado nas cores vermelho e branco, o clube é carinhosamente chamado de vermelhinho. No início dos anos 1960, no entanto, o clube passou a disputar a segunda divisão do futebol paranaense, chamada de Série Prata. Após participar de algumas competições, no ano de 1967 venceu a liga e passou para a primeira divisão pela primeira vez na sua história.

1967 - Campeão da 2ª DivisãoApós disputar vários torneios amadores e bater na trave na maioria deles, enfim venceu a competição municipal no ano de 1970. O elenco apresentava jogadores como Silas, Miltinho, Coelho, Álvaro e Biga. Anos mais tarde, o time protagonizou grandes duelos com os clubes mais tradicionais do estado. Em um deles, ocorrido em 1974, uma grande curiosidade aconteceu. Na partida Paranavaí x Coritiba, o vermelhinho perdia de 1 a 0 para o Coxa, quando Édson Campeão marcou o gol de empate após pegar rebote em bola que bateu em um repórter que estava ao lado do gol.


1981 - ACP 1 x 0 Madureira (Maracanã)O lance polêmico foi ignorado pela arbitragem e pela torcida, que fez grande festa. Depois dali, o time voltou ás divisões mais baixas, até voltar a jogar apenas os campeonatos municipais e regionais do interior. No ano de 1980, o clube voltou a integrar a segunda divisão, até que em 1983 chegou novamente na primeira. Ficou fora por mais alguns anos, até que regressou em 1992. Disputando majoritariamente com times do interior, começou a se sobressair a partir dali. No mesmo ano, foi inaugurado o estádio oficial da cidade. O Municipal Waldemiro Wagner, que abriga desde então as partidas do ACP. O estádio, baseado no Coliseum de Los Angeles inclusive, teve a seleção brasileira na sua primeira partida, em um amistoso contra a Costa Rica, vencido por 4 a 2, com o primeiro gol do meia-atacante Raí, que mereceu uma placa guardada na cidade até hoje.

2003 - Vice-Campeão da 1ª Divisão do ParanaenseJá em 2003, o clube foi vice-campeão estadual, sendo derrotado apenas na final pelo Coritiba, que levantou o troféu. Contudo, a maior vitória do Paranavaí veio quatro anos mais tarde. Em 2007 o clube conquistou o seu primeiro título estadual, após empatar com o Paraná sem gols. O primeiro êxito de uma equipe do interior sobre uma agremiação da capital desde o ano de 1977, quando o Grêmio Maringá (atualmente Adap/Galo Maringá) venceu o Coritiba. A partida final registrou o maior público do campeonato. Mais de 20 mil expectadores assistiram a glória do vermelhinho, com direito a volta olímpica em plena Vila Capanema. Nesta competição o Paranavaí conquistou um incrível registro, em nove confrontos contra times da Capital (Atlético, Paraná, Coritiba), o ACP venceu 7 partidas e empatou duas, conquistando da mídia, e de seus torcedores o apelido de "Terror da Capital".

2004 - Copa do Brasil (ACP x Gama)2007 - Campeão Paranaense 1ª Divisão
2007 - Campeão Paranaense 1ª Divisão2007 - Elenco Campeão do Paranaense


(Fonte: http://acpclube.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61&Itemid=55)

Nenhum comentário: